domingo, 8 de abril de 2007

Alguns dias depois

As dúvidas eram mais do que muitas. Eu não sabia nada sobre esta doença, sobre quimioterapia, sobre cancro!
O meu irmão foi incansável e pesquisou tudo o que conseguiu na Internet sobre a doença de hodgkin. Foi assim que realmente compreendi o que era um linfoma de hodgkin. Um tumor no sistema linfático. Percebi que estava numa fase inicial porque tinha pouquíssimos sintomas, apenas o gânglio inflamado que já tinha sido retirado e alguma sudorese nocturna. Mas nunca tive febre nem cansaço. Logo o meu prognóstico era muito bom, no entanto tinha de fazer os tratamentos de quimioterapia e isso sim assustou-me! Entendi que não ia ser fácil porque além do facto de cair o cabelo teria muitos mais sintomas…as náuseas, os vómitos, o cansaço. Será que iria aguentar tudo isso? Claro que sim! Este sempre foi o meu pensamento, de que iria conseguir vencer a doença.

Apesar de já ter alguma informação não chegava, nem para mim nem para a minha família. Então uns dias depois da biopsia voltei ao hospital com o meu irmão para falar com a médica. Ela foi excepcional e esclareceu-nos todas a dúvidas que tínhamos.
Como iria ser a quimioterapia?
Ia fazer o protocolo ABVD, composto por 4 drogas, durante um dia de de 2 em 2 semanas. Em principio 3 ciclo o que daria 6 tratamentos.
O cabelo iria cair todo?
Em princípio sim, mas sem certezas.
Iria ficar curada com este tratamento?
A maioria dos casos cura apenas com este tratamento e ainda não sabemos se irás ou não fazer radioterapia após a quimioterapia.
Poderia fazer a minha vida normal e continuar a estudar?
Sim, mas descansar um pouco mais e é claro que depois dos tratamentos irás ficar um pouco debilitada.

Devo ter feito muitas mais perguntas mas estas foram as que me ficaram na mente.Estava cheia de força e queria começar o mais rapidamente possível. Quanto mais rápido começasse mais rápido terminava e esquecia todo aquele pesadelo.

Sem comentários: